domingo, 5 de abril de 2009

EDUCAÇÃO SUPERIOR: HORIZONTE DESCONSTRUÍDO DO CONHECIMENTO

Historicamente, acreditava-se que o nível superior garantia o conhecimento do cidadão e, portanto um horizonte de possibilidades de estabilidade profissional. Todos queriam ter acesso à universidade, mas poucos conseguiam. O mercado passa a exigir maior qualificação profissional e como as universidades públicas se mantém no mesmo modelo de 10 anos, inclusive mantendo o mesmo número de vagas, e com o crescente aumento da população, surge então às faculdades particulares, mas nem todas com a verdadeira finalidade a que uma academia deveria se propor, e sim com a possibilidade de um rentável negócio lucrativo.
Sabemos que a educação não deve ser utópica uma vez que temos a consciência de que precisamos do capital para mantê-la.
Discuti lucro na educação violenta nossa concepção do que pensamos sobre ela. A educação antes do lucro, é a construção de valores éticos, morais e fundamentais na formação que pretendemos.
Nós acadêmicos, temos que acabar engolindo “goela abaixo” o pacote formatado que nos são impostos por organismos internacionais onde só um país que não tem seriedade nem muito menos identidade como nação, fica sujeito desses fatos.
Nós estamos preparados para encarar uma concorrência com instituições educacionais com outros países mais desenvolvidos?,
Que tipo de preparo nossas instituições de fato precisam????!!!!!
Gisela Sequeira Cunha - Profa. Faculdade da Amazônia

Márcia H. Tupinambá e Silva - Profa. Faculdade da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário